Quem sou eu

Este blog foi idealizado pela Professora Lílian Vieira, docente da disciplina Bioquímica do Curso Licenciatura Plena em Biologia do IFRN - Campus Macau, e desenvolvido pelos alunos Francisco Adolfo, Leoto, Luciana Bezerra, Patrícia Carol e Shefma Andreza do 5º período, como requisito de nota parcial do 1º Bimestre.Esperamos que este trabalho proporcione aprendizado, não somente ao grupo, mas a todos que nos visitem.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012



Você sabia que?...

      ... Após a fertilização do ovócito pelo espermatozóide tem início uma série de eventos que caracterizam a formação do zigoto e o desenvolvimento do embrião.

  


       O zigoto é uma célula única formada pela fusão do óvulo com o espermatozóide e na qual estão presentes os 46 cromossomos provenientes dos gametas dos pais, cada um contendo 23 cromossomo.
      A partir de 24 horas contadas após a fertilização, o zigoto começa a sofrer sucessivas divisões mitóticas, inicialmente originando duas células filhas denominadas blastômeros, depois quatro e assim sucessivamente. Os blastômeros ficam envoltos por uma membrana gelatinosa, a zona pelúcidQuando cerca de 12 blastômeros são formados, glicoproteínas adesivas tornam as células mais compactas, e por volta do 3º dia, quando os blastômeros somam 16 células a compactação é mais evidente. Esse estágio é então denominado mórula. Essas consecutivas divisões continuam a acontecer até que se formem os tecidos, os órgãos, os sistemas e o próprio indivíduo.
              

       Portanto, as Glicoproteínas Adesivas (laminina e fibronectina), no período embrionário, podem ser incluídas como proteínas organizadoras com função de aderência e que sem seu auxílio, não seriam possíveis a formação dos tecidos e conseqüentemente do ser.

É bom saber!!!

imagem do Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário