Quem sou eu

Este blog foi idealizado pela Professora Lílian Vieira, docente da disciplina Bioquímica do Curso Licenciatura Plena em Biologia do IFRN - Campus Macau, e desenvolvido pelos alunos Francisco Adolfo, Leoto, Luciana Bezerra, Patrícia Carol e Shefma Andreza do 5º período, como requisito de nota parcial do 1º Bimestre.Esperamos que este trabalho proporcione aprendizado, não somente ao grupo, mas a todos que nos visitem.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


Fique ligado!

Os tecidos animais e vegetais apresentam, além de células, um espaço extracelular de consistência fibrosa chamada matriz extracelular. Na constituição da matriz extracelular estão as glicoproteínas, grupo de glicoconjugados que abrange a fibronectina e a laminina!
O estudo da função e estrutura dos glicoconjugados, uma das áreas mais excitantes da bioquímica e biologia celular, chama-se glicobiologia, como nos livros que vemos a seguir.



















A fibronectina é responsável pela adesão das células não epiteliais à matriz, já a laminina permite a adesão das células epiteliais à lâmina basal!
A laminina é uma molécula formada por três polipeptídeos enovelados em forma de cruz!
Muitas proteínas, predominantemente nas células eucarióticas, são modificadas pela adição de carboidratos, processo chamado glicosilação!
As glicoproteínas são classificadas como ligadas ao N ou O dependendo do sítio de ligação da cadeia lateral do carboidrato! 

N- acetilglicosamina ligada à aspargina


N-acetilgalactosamina ligada à serina


As glicoproteínas estão altamente vinculadas ao desenvolvimento embriológico de anfíbios: no período de gastrulação, a fibronectina orienta a migração de células que originarão o mesoderma!
O óvulo dos mamíferos contém uma glicoproteína de superfície cuja porção carboidrato é reconhecida apenas por espermatozoides da mesma espécie!
É bom saber!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário